A ampulheta, se baseia num princípio idêntico ao do relógio de água. A passagem de uma quantidade de areia de um dos recipientes num fundo fechado para outro, através de um orifício estreito, demanda um tempo constante, que é usado como um intervalo constante, usado como referência para a medição de intervalos de tempo.
Durante os séculos XV e XVI, a ciência da fabricação de relógios prosperou como nunca, particularmente nas metalúrgicas das cidades alemãs de Nuremberg e Augsburg, e em Blois, na França. Os relógios se tornaram demonstrações de perícia e habilidade, incorporando indicadores astronômicos e movimentos musicais. Jost Bürgi desenvolveu relógios incrivelmente precisos para a época. A invenção do relógio mecânico no século 13 iniciava uma mudança dramática nos métodos de medição de tempo, em processos contínuos, a repetição de processos oscilatórios, assim como o balanço de um pêndulo ou a vibração de um cristal de quartzo, que foram mais precisos. Todos os relógios modernos, por exemplo, usam o princípio da oscilação.
Embora os métodos possam variar bastante, todos os relógios oscilantes, mecânicos e digitais, e o atômico, funcionam de forma semelhante e podem até ser dividido em partes equivalentes. Eles consistem em um objeto que repete o mesmo movimento várias vezes num mesmo intervalo de tempo, chamado de oscilador, e que esse intervalo de tempo seja mantido precisamente constante entre cada repetição. Ligado ao oscilador há um dispositivo controlador, que suporta o movimento do oscilador, substituindo a energia perdida pela fricção, convertendo suas oscilações em uma série de pulsos. Os pulsos são então adicionados em uma cadeia de algum tipo de contadores para expressar o tempo em unidades convenientes, geralmente segundos, minutos e horas. Então, finalmente, algum tipo de indicador mostra o resultado de uma forma facilmente inteligível. CORRA E GARANTA JÁ A SUA NO NOSSO SITE.
Fonte:http://www.infoescola.com/curiosidades/relogio/
Conhecer a historia do objeto a ser comprado também ajuda na hora de realizar a aquisição, pois as vezes o valor agregado da historia é maior que o material.
ResponderExcluir